Você conhece os cinco R’s da moda? O projeto Comunidade EcoFashion do Ecotece desenvolveu um guia incrível de moda e sustentabilidade e a gente veio compartilhar algumas dessas dicas por aqui. Esse guia tem como objetivo trazer reflexões sobre a produção, hábitos de consumo, uso e pós-uso das roupas. Entre no perfil do instituto pra acessar o material na íntegra!
Repensar: o primeiro R vem daí. Você conhece a cadeia produtiva da moda? Como as roupas são feitas? Quem faz e onde são produzidas? A gente sabe que a indústria da moda é poluente, mas conhecer a fundo todo esse processo ajuda a entender melhor como podemos contribuir pra minimizar os impactos.
Reduzir: Não é preciso ter muitas roupas pra ser estilose, viu? A explosão de fast-fashions e a quantidade de informação que consumimos estimulam o pensamento de que precisamos adquirir peças da última tendência, e as tendências surgem a todo momento. Mas já parou pra analisar o que você realmente gosta de usar? Antes de fazer uma compra, questione-se: “qual finalidade essa peça terá no meu dia a dia?”
Reutilizar: Busque formas de prolongar a vida de suas roupas ao invés de descartá-las quando mancham ou não servem mais. Pra te ajudar com isso, o upcycling é uma das técnicas pra você aplicar. Inclusive a gente já deu essa dica por aqui, mostrando a possibilidade de transformar uma peça em outra. Além disso você pode usar e abusar da customização por meio de aplicações e tingimentos.
Reciclar: O descarte de roupas no Brasil é gigantesco e não há um sistema de coleta seletiva eficaz. Ao jogar as roupas no lixo comum, elas se acumulam em aterros sanitários e lixões. Mas existe a reciclagem têxtil que se divide em duas técnicas principais, a mecânica e a química, que transformam retalhos e até garrafas PET em um novo fio.