Dúvida recorrente em 10 de cada 10 consumidores, a “etiqueta de lavagem” tem uma simbologia bem complicada para a maior parte das pessoas. Pensando nisso, nossa equipe de Controle de Qualidade explica, neste post, o significado de cada um dos ícones.
Os símbolos das etiquetas estabelecem uma linguagem internacional para conservação de artigos têxteis. Calças, camisas, shorts, saias, cortinas e almofadas, se tem tecido, tem que ter etiqueta de lavagem.
Cada ícone representa um tipo de processo de tratamento para a conservação das peças e devem ser apresentados na seguinte ordem:
O primeiro processo de conservação é representado pela tina - que parece um barril de água cortado ao meio.
Os números dentro da tina representam a temperatura máxima da lavagem, em graus Celsius (ºC). No exemplo ao lado, a temperatura máxima da lavagem do artigo é 30 ºC.
A lavagem à mão é indicada para as peças mais delicadas e é representada com o símbolo de uma mão dentro da tina.
Esta etapa é representada pelo triângulo. Quando ele aparece sozinho, qualquer tipo de alvejamento é permitido.
Quando o triângulo é representado com linhas diagonais, não é permitido utilizar alvejantes clorados, apenas à base de oxigênio.
O quadrado representa dois tipos de secagem.
Para a secagem natural, existem alguns símbolos alternativos, representados abaixo:
1 – Secagem em varal
2 – secagem em varal por gotejamento
3 – secagem horizontal
4 – secagem horizontal por gotejamento
Um traço na diagonal à esquerda, quando sobreposto a qualquer um dos outros símbolos de secagem natural, indica que a secagem da peça deve ser à sombra.
A secagem em tambor é representada por um círculo dentro do quadrado. A temperatura é definida por um ou dois pontos dentro do círculo.
Exemplo: um ponto dentro do círculo indica que a secagem em tambor deve ser à temperatura baixa (no máximo, 60 °C). Dois pontos dentro do círculo, temperatura normal (no máximo, 80 °C).
O quarto símbolo da etiqueta é o ferro de passar.
Os pontos inscritos no símbolo de passadoria determinam a temperatura máxima da base do ferro.
Exemplos:
Um ponto – temperatura até 110 °C, oferece risco a vapor ou prensa.
Dois pontos – até 150 °C.
Três pontos – até 200 °C
A limpeza profissional é representada pelo círculo. Ela é feita em lavanderias especializadas e é recomendada quando o produto possui características e/ou acabamentos específicos que podem alterar-se quando exposto aos processos de lavagem convencionais. A letra dentro do círculo indica o tipo de processo permitido. “P” para limpeza a seco profissinal com tetracloroetileno e hidrocarbonetos, “F” para limpeza a seco profissional com hidrocarbonetos. O “W” representa limpeza a úmido profissional:
Exemplos:
Assim como no processo de lavagem, quando o símbolo é disposto sem traço embaixo do círculo, o processo é normal.
Um traço indica um processo suave.
Dois traços, processo muito suave
A omissão de qualquer um dos cinco símbolos principais pressupõe que o tratamento é permitido. Enquanto a adição de um “X” sobre um dos símbolos indica que o tratamento não é permitido.
Exemplos:
1 – não lavar
2 – não alvejar
3 – não passar
4 – não é permitida a limpeza profissional a seco ou a úmido