DIVIDINDO E CONQUISTANDO

DIVIDINDO E CONQUISTANDO

DIVIDINDO E CONQUISTANDO

Lembra lá em julho, quando a gente falou que era tempo de mudanças aqui na LOF? Pois é, boa parte dessa nova fase inclui acompanhar o nascimento de pequenas e médias empresas, estar com essas novas marcas durante todo o processo de crescimento e observar de perto os obstáculos dessa jornada que é empreender no Brasil.

Tem o sonho de começar uma marca? Quer saber quais são os primeiros passos? Ou onde encontrar conteúdo que possa ajudar nesse momento?  Calma! A gente tá aqui pra ajudar! 

Inspirados pelos nossos clientes, queremos estar com você durante todo esse percurso. E é com nossa bagagem de mais de cinco anos de consultoria para marcas de todos os cantos do Brasil que nós podemos afirmar - o primeiro passo é estudar. Já sabe em qual mercado vai investir? Perfeito! Estude o seu segmento, conheça seu público-alvo como ninguém, pesquise as tendências de consumo, seus ideais e estilo de vida. Essa é a melhor maneira de oferecer exatamente o que seu cliente precisa.

E olha só a sorte que a gente deu, uma das nossas colegas mais queridas está exatamente nesse momento, com o seu novo empreendimento, naquele início cheio de ânimo e vontade de inovar. A Natália vai aparecer por aqui sempre que ela tiver uma folguinha na vida de girlboss e fazer desta colaboração uma espécie de diário de desabafo do novo empreendedor. 

Ficou curiose? Então vem ler o primeiro relato da nossa heroína ;)

 

 

 OI, EU SOU A NATI E TRABALHO NA TEXPRIMA

Nunca tive aquele sonho de empreender nem de ter uma marca, coisa muito comum no mundo da moda desde que entrei na faculdade. Perdi a conta de quantas vezes me fizeram a pergunta: “você tem uma marca?” ou “você quer ter uma marca?”. E foi justamente essa pergunta que me animou a escrever aqui para vocês.

Depois de 10 anos formada, vejam só, estou prestes a lançar uma marca junto com uma amiga. 

A Inverse é uma marca de moda responsável. Nos preocupamos com todo o ciclo do produto: matéria-prima sustentável e de origem conhecida; nossas estampas são ilustradas por mulheres; nossos produtos são produzidos por projetos sociais que geram capacitação e renda. E os produtos terão uma porcentagem revertida para kits de higiene ou alimentos para quem mais precisa nesse momento.

Já faz um tempo que esse movimento de empreendedores da nova geração começou. Quantas pessoas você conhece que tem um negócio, uma marca, um instagram que vende coisas? Aposto que pelo menos uma conhece, isso graças a nossa boa e moderna tecnologia.

Inicialmente, imaginei que teríamos que contratar serviços para tudo que íamos precisar (principalmente se tratando de assunto financeiro/impostos e branding/design) e pasmem, inicialmente pode ser tudo um faça-você-mesmo.

A internet hoje possibilita tudo e melhor, de graça ou no modo baixo custo. Obviamente sem todo aquele olhar profissional, mas pra quem está começando e não tem como investir muito e não sabe se o negócio vai funcionar, é uma mão na roda. Ferramentas como: o Canva, que tem planos e modalidades especiais, como o kit de marca que ajuda você a montar sua identidade e tem vários templates - uma estrutura pré-definida - para posts e stories do Instagram, além de outras mil ferramentas que ainda estou descobrindo. A Loja Integrada possibilita montar seu e-commerce e linkando com plataformas que facilitam todo o processo de compra, pagamento e envio, como o Mercado Pago e o Melhor envio. Todo esse mundo era bem desconhecido para mim. Jurava que faria minhas vendas por DM no Instagram. 

Citei aqui as que usei mas existem milhares de possibilidades que vamos falar depois. 

Aprendi também que esse tipo de negócio mais fluido chama MVP* - produto mínimo viável, ou seja: é lançar um novo produto com o menor investimento possível - que é o nosso caso. Por enquanto estamos fazendo tudo em pequena escala e sem grandes investimentos para ir sentido a recepção da marca e produtos pelas pessoas.

Se der tudo der certo, vamos investir em alguém para construir o branding, um contador para não ter problemas com impostos e burocracias... e assim vai.

Mas bom, onde quero chegar com toda essa história sobre minha aventura empreendedora? É que estarei aqui quinzenalmente para dividir minha experiência de como montar uma marca, compartilhando meus passos iniciais e minhas dificuldades com vocês! 

Espero que gostem desse momento e que eu possa somar de algum modo na jornada empreendedora de vocês ao dividir a minha!